Modelo de relatório individual para educação infantil

Pacote de planos de aula para o ensino fundamental de acordo com a BNCC

Qualquer estratégia adotada para a abordagem de um tema será muito mais eficaz se direcionada à realidade desse público; o que funciona para uma determinada turma pode não funcionar para outra.

Plano de aula para Educação Infantil

Ele deve buscar com seus alunos deixando de lado a imagem de professor que sabe tudo, aceitando mostrar suas próprias ignorâncias, não cedendo à tentação de interpretar a comédia do domínio, não colocando sempre o conhecimento ao lado da razão, da preparação para o futuro e do êxito. O planejamento da prática cotidiana da professora é direcionado pelo calendário. A programação e é organizada considerando algumas datas, tidas como importantes do ponto de vista do adulto. Também são listadas várias atividades, só que as mesmas se referem a uma data específica, a uma comemoração escolhida pelo calendário. Assim, ao longo do ano seriam realizada atividades referentes ao Carnaval, ao dia da Merendeira ,ao Dia de Tiradentes, ao Descobrimento do Brasil, ao Dia do Índio, à Páscoa, ao Dia do Trabalho, ao Dia das mães, e assim por diante, conforme as escolhas da instituição ou do educador, segundo o que ela julgue relevante para as crianças, ou conforme seja possível desdobrar em atividades para realizar com as crianças.

Modelo de Plano de Aula para Educação Infantil

Dica: Se a sua plataforma de curso online não permite interação ou transmissões ao vivo, monte um blog estilo fórum e encoraje seus alunos a deixarem comentários lá! Você pode propor questões ou até mesmo pedir para que eles compartilhem o que aprenderam com os outros alunos e com você! A criação de um blog pode ajudar e muito a suprir a falta de interação cara-a-cara que ocorre nas aulas online. A escola funciona nos turnos matutinos e vespertino, atendendo crianças de 04 a 05 anos, na Educação Infantil é de 06 anos na Alfabetização 07 a 14 anos no Ensino Fundamentais Nível I A IV e V a VII gradativamente, distribuídos por ciclos. Avaliamos em todos os aspectos referentes ao ambiente da escola e à formação da docência para educação infantil. Pelas informações encontradas ao longo da investigação, vimos que, da forma como está organizado a escola e o currículo na educação infantil, são favorecidas as condições de formação necessárias para o docente e aluno.

  • Plano de aula remota
  • Educação no Brasil
  • LDB (atualizada em 2019)
  • Atividades sobre verbos
  • Atividades de português
  • Atividades de alfabetização
  • Atividades para educação infantil
  • Atividades de matemática para educação infantil
  • Atividades de matemática 4º ano
  • Atividades de Educação Física
  • Dinâmicas para o primeiro dia de aula
  • Jogos Cooperativos: o que são e exemplos

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão procurando capacitação e aprender novas habilidades para se posicionarem melhor no mercado de trabalho ou começarem uma nova carreira. Por isso a procura para cursos livres está tão alta, tanto no modelo presencial quanto EAD. Quem quer aproveitar essa alta no mercado para dar aulas precisa começar pelo passo mais importante: o plano de aula.

Mesmo com a organização do trabalho pedagógico e da gestão educacional estando de forma eficaz para a educação, é preciso trabalhar sempre para renovar as metas e formar competências. Você pode colocar exercícios de fixação e dar um tempo para que eles resolvam ou, no caso de aulas com cronogramas mais apertados, mandar exercícios de para casa!! (não é o método mais popular, mas é efetivo!) Todos os alunos possuem sua pasta individual com os devidos assentamentos e documentos necessários a sua vida escolar.
Os documentos de escrituração escolar, livros de matrículas, atas de resultados finais, processos especiais e outros estão bem organizados e escriturados de acordo com orientações emanadas da SMEC. A documentação do Corpo Docente e Administrativo, também se encontra arquivada em pastas individuais, na mais perfeita ordem e com os documentos necessários, na Secretaria de Educação. A organização é realizada conforme os organogramas abaixo: O plano de aula é um documento feito pelo professor contendo o tema da aula, o objetivo dela, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações.

Acreditando nisso, esses profissionais coordenam um planejamento individual e grupal, para que os objetivos propostos possam ser alcançados com êxito. Esses profissionais são: A Secretária Municipal de Educação (SME) compete, Conselho Deliberativo, Secretaria Escolar Compete, Secretário, Coordenador (a) Pedagógico (a), Professor Articulado, Professor Regente Corpo Discente, Os alunos, Apoio Administrativo, Conselho Deliberativo Escolar, Unidade Executora: O que nem todo mundo sabe é que um plano de aula não é apenas um conjunto de anotações sobre o que será ensinado, mas sim, um documento detalhado, com informações específicas e um formato padrão. O plano de aula é considerado uma ferramenta importantíssima para o professor, afinal, é nele que se define o que será ensinado, quais os métodos utilizados, como você vai avaliar o aprendizado do aluno, o cronograma de ensino e muito mais informações. Saber como elaborar um plano de aula pode ser a diferença essencial para o sucesso dela.

A escola possui a missão de formar cidadãos éticos atuantes no mundo, que saibam respeitar as diferenças, valorizar a alegria da vida, construindo sua identidade de acordo com princípios e valores norteadores para essa formação.
A documentação escolar encontra-se em perfeita ordem, organizada em arquivos de fácil manuseio, permitindo assim a segurança e identificação da vida escolar de cada aluno. Trabalhar as habilidades individuais respeitando a diversidade, relacionando conteúdo ao cotidiano, ampliando horizontes na pluralidade cultural e lingüística, a fim de formar um cidadão que valorize a vida e seja atuante na sociedade.
A Instituição escolar é concebida como um espaço social, um espaço de ações alternativas que contribui para que haja transformações sociais positivas aos cidadãos. A professora utilizou várias estratégias de ensino como brincadeiras, pinturas, coordenação motora, colagem, montagem, datas comemorativas e outras várias competências educacionais atingindo os objetivos desejados. Verificamos que a professora deixa o aluno se apaixonar pelo conhecimento, transmitindo a sua própria paixão, mas infelizmente nem todos os professores são apaixonados ou não partilham seu amor. É preciso entender que somente a paixão pessoal não basta, o professor precisa saber estabelecer uma cumplicidade e uma solidariedade na busca do conhecimento.

Geertz (1983) cita que: Através do plano de aula, o professor deve fazer uma reflexão detalhada sobre o tema, e pode identificar, por exemplo, pontos onde os alunos possam apresentar dificuldades e como solucionar eventuais problemas. Atualmente a unidade escolar possui uma área territorial de 15 mil quadrados e uma área construída de metros quadrados, divididas em: 14 salas de aula, bem amplas, com ar condicionado e bem iluminado, existem 14 sanitários, sala de informática, laboratório, sala de biblioteca em formação, duas dependências administrativas, uma sala para professores com banheiro, armários, computador ligado a internet, uma sala de vídeo, uma copa reservada para funcionários, um refeitório bem equipado para receber os alunos confortavelmente, uma cozinha com fogão industrial, três refrigeradores, uma dispensa onde armazena os alimentos e os utensílios utilizados para a função, há uma nutricionista que inspeciona e organiza as refeições orientando-os funcionários no preparo da merenda, tem duas quadras poli esportivas, um parque infantil e áreas livres e bem arborizadas. Aprenda um plano de aula de educação infantil de matemática com foco numerais e atividades relacionadas e sua forma de aplicar no dia a dia escolar.


Esse documento pode ser o diferencial entre uma boa aula e uma aula ruim, afinal, quanto mais planejamento, melhor a chance de você alcançar o objetivo proposto com a aula. É aí que esse documento será muito útil. A observação foi realizada na série Pré-Escolar Turma II, com 24 (vinte e quatro) alunos no período vespertino.
A professora não apresentou nenhuma dificuldade para atingir os objetivos como docente da educação infantil. Os dados após termos concluídos o estágio, revelaram o profissionalismo da docência, como um momento extremamente importante para nós. E pronto! Seu plano de aula já está pronto para ser aplicado. Viu como não é nada muito complicado? Mas não se esqueça, apesar de simples, a execução desse documento é essencial para o sucesso das suas aulas e, claro, o sucesso dos alunos! Gostou das dicas ou faz algum outro passo no seu plano de aula que gostaria de compartilhar com a gente? Deixe aí nos comentários.

Uma ótima coisa para se ter em mente é que o plano de aula não serve apenas ao aluno, mas também é muito útil ao professor. Além de ser extremamente importante na hora de guiar o aprendizado dos estudantes, o ato de elaborar esse plano leva o professor à reflexão e à pesquisa também. Estar preparado é sempre a melhor forma de evitar problemas, e é exatamente assim que o professor fica o mais preparado possível. Ou seja, se a aula é o momento de aprendizado do aluno, a elaboração do plano de aula pode ser considerado o momento de aprendizagem do professor. Para quem deseja dar aulas online, o plano funcionaria como um roteiro, garantindo que o professor irá manter o foco no que é realmente relevante para a aula. Análise e avaliação do processo de ensino aprendizagem.
Discussão coletiva dos resultados e elaboração de relatório informativo.
Recebimento do relatório que informa sobre os resultados.
Elaboração de propostas para melhorar o processo de Ensino-aprendizagem.
Medidas para assegurar uma aprendizagem e um ensino mais significativo.

Para atingir o resultado esperado no planejamento, é necessário que o objetivo com a sua aplicação esteja bem definido, sendo importante ter um amplo e outro específico. Mas não se preocupe, apesar de muita responsabilidade, o plano de aulas não é um documento complicado de se fazer. Confira, passo a passo, o que é preciso para se escrever um ótimo plano e dar ótimas aulas. Vamos lá? O auditório possui acomodações para 150 pessoas é utilizado para reuniões de sala e educadores, apresentações de trabalhos, peças de teatro ou projetos, formaturas e outras comemorações. A cantina fica aberta diariamente durante os intervalos (recreios) e no horário do almoço. Depois, é bom pensar nas seguintes perguntas: Qual é a minha intenção com essas aulas?; O que eu pretendo ensinar?; Qual é o meu objetivo? Ou seja, o que eu quero ter alcançado ao final da aula?. Com isso, você sempre mantém em mente o que quer e o trabalho de elaboração do plano fica muito mais fácil. Além disso, tente sempre pensar que a elaboração de um bom plano de aula vem da prática e, com o tempo, você irá conseguir aprimorar os seus. A intencionalidade do processo educativo deve proporcionar a exploração do esquema corporal e a organização do espaço e as primeiras noções geométricas.

A metodologia pode ser uma das partes mais importantes do seu plano de aula, pois é aí que você irá cativar os alunos e mantê-los atentos e interessados. Pense: Irá ser uma aula expositiva? Irá usar de animações? Exemplos práticos? Exercícios de fixação? Tudo isso irá contribuir para o aprendizado dos alunos. Um bom plano de aula para educação infantil é essencial para o desenvolvimento das atividades escolares e das crianças. Levar a aula, práticas que estimulem o aprendizado e chamem a atenção e o interesse dos alunos para aprender é necessário em matérias como a Matemática. Vigotsky (1998), fala que o convívio social e cultural entre os pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo ao qual pertence a criança, contribui de forma relevante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Nesse espaço privilegiado, são intencionalmente proporcionadas experiências lúdicas e com múltiplas linguagens, criadas culturalmente, que as subseqüentes etapas da educação não enfatizam em suas propostas curriculares.

A Gestão adotada na escola é democrática. A sistemática de tomada de decisões é a partir do levantamento dos dados que vão ser estudados e analisados pela equipe técnica e professores. Há lideranças efetivas por parte da diretoria na participação das discussões com a equipe técnica.
As responsabilidades são divididas cabendo cada uma determinada tarefa a exercer.
Sendo acompanhado o desenvolvimento pela equipe técnica onde procura estimular o desenvolvimento dos trabalhos com um clima positivo entre os elementos.
A equipe técnica é composta por profissionais das áreas da psicologia, pedagogia e psicopedagogia, que possuem uma visão de educação bastante ampla para perceber que os indivíduos precisam ser trabalhados em sua afetividade, em sua cognição e na transformação das suas habilidades em potenciais. Para que sejam pessoas realizadas pessoal e profissionalmente, com possibilidades de se transformarem em profissionais com destaque no mercado de trabalho, competentes e felizes.

A Educação Infantil deve preparar o indivíduo para inseri-lo na concepção e compreensão de mundo emergente na sociedade, ao mesmo tempo em que ele possa participar agindo nas mudanças e transformações dessa mesma sociedade. Portanto, é necessário observar que a sala de aula não deve ser entendida somente como aquele espaço físico determinado em centros de educação infantil onde os professores e alunos desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem, mas também como um lugar onde a ação educativa como um todo possa conduzir-se na percepção da realidade social, econômica, cultural e política, conforme o que afirmam os referenciais teóricos citados abaixo: Aspecto Perceptivo-Motor: Os alunos sentavam de modo correto nas carteiras. Lógico que tinha sempre alguns que gostavam de ficar virados para trás e conversar. Quanto aos seus movimentos conseguiam realizarem satisfatoriamente os movimentos básicos de andar, correr, pular, mantendo o equilíbrio do corpo e estavam sempre dispostos nas brincadeiras.

Auxiliei uma aluna a pintar de forma correta, a forma que ela estava pintando o desenho, estava em ritmo diferente, assim expliquei de forma objetiva que o sentido do lápis no momento em que está pintando tem que ser sempre no mesmo sentido, tanto horizontal como vertical. Assim que ela compreendeu, começou a pinta ficando a coisa mais linda! O ambiente da sala de aula manteve o tempo todo organizado, quando precisavam apontar lápis e jogar papel fora, usavam sempre o lixinho no canto da sala. Quando voltavam do recreio lavavam sempre as mãozinhas. O projeto Político Pedagógico deve levar em conta o cidadão que queremos formar e para que tipo de sociedade. A escola dever autônoma e seja capaz de elaborar e implantar um projeto participativo e democrático que seja relevante à comunidade e a sociedade a que serve, possibilitando mecanismos que transformam o ideal de autonomia em uma prática salutar.
O direito a educação é universalmente reconhecido como direito fundamental do homem, sem distinção de gênero, raça idade ou classe social.

  • Participação do aluno em sala de aula.
  • Prova escrita.
  • Prova oral.
  • Exercícios de fixação.
  • Trabalho feito em sala de aula.
  • Trabalho de casa.

A Educação Infantil enquanto fase inicial da educação formal tem o poder de despertar na criança o gosto pela leitura, escrita e matemática entre muitos outros. Isso vai depender da forma como essa criança é estimulada e incentivada. Nesse sentido, essa fase em que as crianças começam a freqüentar a escola deve ser marcada com muita alegria. Através do lúdico as crianças com certeza serão mais alegres, felizes e motivadas. É importante pensar que o tema é o que será abordado naquela aula, e não no curso em geral. Por exemplo, se você é professor de português para concursos, o tema da aula não seria português, mas, por exemplo verbos de ação. Já o objetivo, é tudo que você deseja alcançar ao final da aula, ou seja, tudo que você quer que os alunos tenham aprendido. Por exemplo, seguindo a linha do português para concursos, uma aula com tema verbos de ação pode ter como objetivo: Alunos entenderem a função de um verbo de ação na sentença.

Por fim, o professor deve indicar as referências utilizadas como fonte para a elaboração de seu plano de aula.

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