A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) adota uma métrica para medir a qualidade da produção científica, intitulada de QUALIS. A Capes tem acesso às informações anuais que os programas de pós-graduação inserem na Plataforma Sucupira para rastrear onde os pesquisadores estão publicando. De uma forma bem simples, A1 seria uma nota 10 e C seria uma nota 0 em relação as qualificações dos periódicos pesquisados. Como funciona a classificação do Qualis em revistas e periódicos? O atual modelo de avaliação do Qualis Periódicos começou a vigorar para o triênio de 2007/2009.
No Brasil, as revistas são classificadas pelo Qualis, que nada mais são que procedimentos utilizados pela Capes para avaliar a qualidade dessas publicações. Por exemplo, dos 77 artigos B1 no Qualis 2010-12, somente 22 mantiveram a classificação com o Qualis 2013-16, 9 subiram para A2, mas 43 desceram para B2 e 3 para B3. Sistema Qualis: análise crítica da política de avaliação de periódicos científicos no Brasil 146 Revista do Direito ISSN 1982-9957. AnÁlise dos periÓdicos qualis/capes: visÃo geral da Área de ensino em ciÊncias e matemÁtica / analysis of qualis/capes periodicals: overview of the area in of science and mathematics education.
Utilizou-se a consulta a livros e artigos que versam sobre a temática em apreço e 1 Consideram-se como pioneiros, no âmbito deste estudo, os periódicos que surgiram nas. Apresentem periodicidade mínima de 2 números anuais e regularidade na publicação, além de possuírem conselho editorial constituído por pesquisadores nacionais e estrangeiros de diferentes. Neste ano de 2017, a Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do Sistema Único de Saúde do Brasil (RESS), além de completar 25 anos, tem mais motivos para comemorar.