FPCEUP - Licenciatura em Psicologia - Universidade do Porto

Estrutura Curricular - Departamento de Psicologia


As metodologias utilizadas nas aulas teóricas são maioritariamente expositivas, recorrendo-se nas aulas teórico-práticas a metodologias participativas, nomeadamente, trabalho em pequeno grupo, realização de role-play, análise de materiais audiovisuais, debates de reflexão crítica, e outras formas de aprendizagem ativa que viabilizem o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes. Psicopatologia Histórico da psicopatologia (estudo dos estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental). As diversas abordagens metodológicas em psicopatologia. A entrevista fenomenológica Carga Horária Vencida: necessário vencer a carga horária listada para cada estrutura curricular. Caso a seção apresente a estrutura GERAL deve-se levar em consideração qualquer estrutura para somatório da carga horária requerida. Os trabalhos de grupo serão avaliados com a ponderação de 30 Trabalho Escrito e 70 Apresentação presencial e Videogravação de simulação, em que se utilizará os critérios de avaliação do modelo de avaliação de trabalhos escritos e os seguintes critérios específicos:


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No caso das disciplinas optativas livres, o aluno poderá escolher disciplinas ministradas por outros cursos a partir de sua solicitação na Coordenação do Curso de Psicologia em períodos preestabelecidos, desde que não ultrapasse 14 créditos. Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal. Saúde Mental e Trabalho Saúde Ocupacional. Higiene e Segurança no Trabalho. Ergonomia. Os impactos da Organização do Trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores. Psicopatologia do trabalho. Psicodinâmica do trabalho. Pesquisas e estudos em Saúde Mental e Trabalho. As unidades curriculares do plano estruturam-se do geral para o específico: durante o primeiro e segundo ano são abordados conteúdos de caráter transversal aos diferentes domínios da Psicologia e, no terceiro ano, são introduzidas as diferentes aplicações. Ao longo da formação, para além das unidades curriculares obrigatórias, são oferecidas optativas permitindo um aprofundamento dos interesses dos estudantes e a construção de um percurso de académico mais personalizado. Teorias do Desenvolvimento da Criança Constituição histórica, social e cultural da infância.


Principais teorias do estudo do desenvolvimento infantil, em seus contextos históricos. As relações entre desenvolvimento, educação e cultura. O profissional estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, ideias e valores. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos. Em geral, no último ano de sua formação, o aluno escolhe um tema de seu interesse para pesquisar com mais profundidade. Durante a execução do trabalho, ele terá um professor orientador para auxiliá-lo na pesquisa. Ao final, deve apresentar o trabalho para uma banca examinadora, constituída de professores do curso. Entre os temas que costumam ser escolhidos estão: saúde mental do trabalhador, o papel da psicologia nas escolas, na área da saúde (hospitais, por exemplo) e na justiça, psicologia e a inclusão de pessoas com deficiência, psicologia no esporte e o papel do psicólogo nas organizações. O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.


O aluno do curso de Psicologia no decorrer da sua formação participa de atividades praticas nas comunidades e organizações. Ele vai aprender a realizar avaliação psicológica e diagnóstico de pessoas, grupos, organizações, instituições e comunidades para identificar necessidades e demandas de intervenção. O aluno realiza atividades relacionadas à prevenção, à promoção da saúde, à terapêutica, à reeducação e à consultoria nas áreas do trabalho, da educação e da saúde, dentre outras. Neuropsicologia Estudo da neuropsicologia e de suas aplicações, correlacionando funcionamento cerebral, cognição e comportamento. Fundamentos teóricos do uso da avaliação em neuropsicologia e da reabilitação neuropsicológica. Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal, com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes, ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu) ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes. Algumas disciplinas podem possuir Disciplinas Equivalentes ( Equivalentes), que identificam disciplinas iguais, que possuem o mesmo peso no currículo, caso você já tenha sido aprovado em alguma pode pedir o aproveitamento, não precisando cursar a disciplina ao qual a já cursada equivale.


Psicologia cadeiras do curso - A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Psicologia cumpre as exigências do Diploma Europeu de Psicologia (Europsy) e proporciona aos estudantes uma sólida formação de base no domínio científico da psicologia. O plano de estudos articula os conteúdos clássicos da psicologia com os mais recentes avanços da investigação científica. Os diplomados no 1.º Ciclo em Psicologia podem aceder ao mercado de trabalho como licenciados em psicologia. Esta formação básica concede ainda o acesso a cursos do 2.º Ciclo em Psicologia (Mestrados). A Universidade do Algarve conta, na sua oferta formativa, com 4 cursos de Mestrado em Psicologia: Clínica e da Saúde, Educação, Social, do Trabalho e das Organizações e Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia. A finalização de um segundo ciclo em Psicologia é indispensável para o exercício da profissão de psicólogo/a. Concluída a sua formação académica e profissional, os mestres em psicologia poderão, em função da área científica, exercer como psicólogos profissionais nos vários contextos.



Ser aluna da UAlg é e continua a ser um privilégio. É gratificante observar toda a caminhada que já percorri, desde o estágio de integração na investigação, à lecionação de uma aula, a publicação de conteúdos científicos com professores e a participação noutros projetos focados não só no desenvolvimento académico, como também no desenvolvimento pessoal e profissional. Só tenho a agradecer à UAlg, pelo papel que tiveram e que continuam a ter na minha vida. O psicólogo é um estudioso e pesquisador da alma humana, diz a professora Claudia Ribeiro, coordenadora do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, no campus Coração Eucarístico. Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação:3
Data de publicação da decisão:09/12/2020
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2024*
Deliberação da A3ES:ACEF/1819/0121392
Relatório de autoavaliação:RAA-ACEF/1819/0121392 O campo de trabalho do psicólogo tem crescido nos últimos tempos e está cada vez mais amplo. Além do tradicional atendimento em consultórios para tratar do sofrimento mental de indivíduos e da atuação nas áreas de educação (acompanhamento de problemas de aprendizagem e orientação profissional, por exemplo) e saúde (como atendimento a pacientes hospitalizados), organizações e empresas de diversos setores têm contratado psicólogos para atuar em diversas frentes, como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, saúde do trabalhador, aconselhamento de carreira, novas tecnologias, marketing e comunicação e análise do comportamento do consumidor.


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