Qual o exame que detecta a tuberculose?

Exame PPD: o que é, como é feito e resultados - Tua Saúde


O diagnóstico laboratorial da TB é fundamental tanto para a detecção de casos novos quanto para o controle de tratamento. Assim, o principal objetivo da rede de laboratórios vinculada ao controle da TB deve ser o de detectar casos de TB, monitorar a evolução do tratamento e documentar a cura no fim do tratamento. O exame molecular vem complementando o exame de cultura ao longo do tempo. É considerado um teste rápido, por apresentar o resultado em poucas horas, sensível e específico. É realizado através de técnica de reação da cadeia em polimerase (PCR), a qual por meio de extração, amplificação e detecção do material genético da amostra vai identificar ou não a presença do M. tuberculosis. Pode também, além de identificar o patógeno, identificar mutações características de resistência aos principais fármacos, de primeira e segunda linha, utilizados no tratamento da tuberculose. Por causa dachance de haver resultados falsos, a tuberculose não deve ser diagnosticada apenas pela análise deste exame. O pneumologista deve solicitar exames complementares para confirmação do diagnóstico, como radiografia de tórax, exames imunológicos e a baciloscopia, que é um exame laboratorial em que são pesquisados na amostra do paciente, geralmente escarro, os bacilos causadores da doença. Esses exames também devem ser solicitados mesmo se o PPD seja negativo, pois esse exame sozinho não pode ser utilizado para excluir o diagnóstico. O exame PPD é feito em laboratório de análises clínicas através da injeção de um derivado proteico purificado (PPD), ou seja, de proteínas purificadas que estão presentes na superfície da bactéria da tuberculose. As proteínas são purificadas para que não haja desenvolvimento da doença em pessoas que não possuem a bactéria, no entanto as proteínas reagem nas pessoas que estão infectadas ou foram vacinadas.


Blood is collected into special tubes using a needle. The blood is delivered to a laboratory as directed by the IGRA test instructions. The laboratory runs the test and reports the results to the health care provider. A tuberculose é uma doença infecciosa transmissível, que afeta principalmente os pulmões, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. A doença pode afetar outros órgãos que não o pulmão, sendo mais comum esta forma em pacientes HIV positivos. Tuberculosis (TB) is a disease that is spread through the air from one person to another. When someone who is sick with TB coughs, speaks, laughs, sings, or sneezes, people nearby may breathe TB bacteria into their lungs. TB usually attacks the lungs, but can also attack other parts of the body, such as the brain, spine, or kidneys. Como a baciloscopia somente identifica a presença de bacilos, e não confirma o patógeno como bacilo de Koch, é importante a realização de outro exame que confirme o bacilo presente como sendo o M. tuberculosis. Para isso, é possível realizar exame de cultura de micobactéria, ou exame de identificação molecular.


Exame tuberculose - A substância é aplicada no antebraço esquerdo e o resultado deve ser interpretado 72 horas a aplicação, que é o tempo que normalmente a reação leva para acontecer. Assim, 3 dias após a aplicação da proteína da tuberculose, é indicado voltar ao médico para que se saiba o resultado do exame, que também deve levar em consideração os sintomas apresentados pela pessoa.


Quais são os sintomas da tuberculose

A vacina BCG está disponível pelo SUS e deve ser dada em crianças ao nascer, ou antes de completar 5 anos. A BCG protege a criança contra as formas mais graves da doença, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar. Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Esse exame pode ser realizado em crianças, grávidas ou pessoas com sistema imune comprometido, no entanto, não deve ser feito em pessoas que apresentam possibilidade de reações alérgicas severas, como necrose, ulceração ou choque anafilático severo. As orientações e recomendações para o diagnóstico laboratorial de micobactérias estão contidas no Manual de Recomendações para o Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Micobactérias não Tuberculosas de Interesse em Saúde Pública no Brasil. A posterior-anterior chest radiograph is used to detect chest abnormalities. Lesions may appear anywhere in the lungs and may differ in size, shape, density, and cavitation. These abnormalities may suggest TB, but cannot be used to definitively diagnose TB.



Clinicians should ask about the patients history of TB exposure, infection, or disease. It is also important to consider demographic factors (e.g., country of origin, age, ethnic or racial group, occupation) that may increase the patients risk for exposure to TB or to drug-resistant TB. Also, clinicians should determine whether the patient has medical conditions, especially HIV infection, that increase the risk of latent TB infection progressing to TB disease. The person given the TST must return within 2 or 3 days to have a trained health care worker look for a reaction on the arm where the liquid was injected. The health care worker will look for a raised, hard area or swelling, and if present, measure its size using a ruler. Redness by itself is not considered part of the reaction. Em algumas situações, a presença de reação na pele maior que 5 mm não significa que a pessoa esteja infectada pela micobactéria causadora da tuberculose. Por exemplo, pessoas que já foram vacinadas contra a tuberculose (vacina BCG) ouque possuem infecção por outros tipos de micobactérias, podem apresentar reação na pele quando o exame é realizado, sendo chamado de resultado falso-positivo. Geralmente são utilizados quatro fármacos no tratamento da tuberculose: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Caso seja identificada alguma resistência aos medicamentos, cabe ao médico indicar fármacos mais adequados a cada situação.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem