O que é exame de t4 livre das energias

Portanto, o exame de tiroxina T4 livre mede a concentração de tiroxina que está disponível para ser utilizada nas funções metabólicas. Já o exame de tiroxina T4 total avalia tanto os níveis de T4 livre como a concentração do hormônio que está ligada à proteína TBG.

Em condições normais, o hormônio TSH estimula a tireoide a produzir T3 e T4, que são hormônios responsáveis por auxiliar o metabolismo, fornecendo a energia necessária para o funcionamento correto do organismo. Em casos de problemas gastrointestinais, por exemplo, o hormônio tireoidiano pode não ser absorvido da forma adequada. A função do tireoide no organismo humano é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir os hormônios T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina), que agem no controle do metabolismo.





o que é exame de t4 livre das:

  • o que é exame de t4 livre das mares
  • o que é exame de t4 livre das portas

Uma mede a quantidade de T4 livre, que é o exame mais importante e mais pedido pelos médicos, e outra que mede a quantidade de T4 que está ligado a proteínas. Se você mostrar sinais de função anormal da tireóide , os médicos podem providenciar um exame de sangue para verificar os níveis de FT4 e, possivelmente, o T3 livre. A tiroxina (T4) é um hormônio que, juntamente com a tri-iodotironina (T3), controla como cada célula do corpo gasta energia. Por outro lado, se há sinais de que os níveis de T4 livre começam a ser insuficientes, a tireoide rapidamente começa a produzir mais T3 e T4, de forma a não deixar o metabolismo corporal desacelerar.

Antes de realizar o procedimento, é importante perguntar ao médico se é preciso pausar o uso dos medicamentos contínuos - algumas substâncias podem alterar o valor real. Isso geralmente é feito ao mesmo tempo que um teste de sangue com TSH, ou os médicos podem verificar os níveis de T4 apenas se as leituras do TSH no sangue estiverem anormais.

A glândula de tireóide produz mais T4 do que o T3 (outro hormônio tireoidiano), mas quando o T4 entra na corrente sanguínea e consegue acessar órgãos e tecidos, é transformado em T3 com o intuito de dar energia às nossas células. Se você tem vários desses sintomas e já fez exame de TSH e T4 livre no sangue, porém esses exames se encontrm dentro dos limites da normalidade, saiba que, mesmo assim, muitos dos seus sintomas - inclusive dores de cabeça e enxaqueca - podem ser devidos a uma insuficiência tireoideana, ainda que indetectável pelos exames mais rotineiros.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem